Decorar os ambientes de casa com quadros pode parecer uma tarefa simples, mas requer atenção para que a harmonia resulte em um ambiente bonito e aconchegante.

A mensagem que se pretende passar com o objeto na parede é uma das preocupações na hora de decorar. “A personalidade e estilo de cada cliente interfere na escolha. Medidas, tamanhos e layouts devem ser bem analisados para que o espaço não fique pesado, recomenda Cadu Nunes, proprietário da Quatro em Arte Paredes.

Atualmente, a composição com diversos quadros está em alta. É comum utilizar diferentes molduras, formas e tamanhos, sempre levando em consideração a harmonia do conjunto. Hoje a combinação de peças similares e simétricas mão é mais usada para montar uma composição, porém há alguns pontos estratégicos de equilíbrio entre as obras, tais como as nuances de cores e o equilíbrio dos tamanhos das peças, entre outros detalhes que podem servir como diretrizes para uma composição bem proporcionada.

Para Cadu, não existem regras, mas uma infinidade de opções de imagens e molduras para atender gostos variados, desde os clássicos até os contemporâneos. A moldura tem o papel de evidenciar a obra e, dependendo da opção escolhida, isso pode acontecer de forma discreta ou destacada. Tudo vai variar conforme o objetivo do cliente.

“Deixar uma certa distância da parede, principalmente em quadros grandes, ajuda a evitar os fungos. Na praia, a indicação é utilizar os quadros com vidro e fixação com arame. Outra dica é sempre coloca-los em paredes secas e ventiladas”, explica Cadu.

Os quadros devem ser fixados em uma altura próxima aos olhos, geralmente com eixo deles entre 1,50m e 1,60m do chão. Já para uma composição, recomenda-se sempre testar antes a posição dos quadros no chão. “Com uma trena, tire as medidas dos ganchos no verso das peças e marque com um lápis a posição onde os quadros serão fixados na parede. Coloque uma fita adesiva sobre o ponto a ser faturado para proteger a parede”.

O primeiro passo é sempre tirar a medida da parede onde se pretende colocar o quadro. Se for em cima de alguma mobília é interessante ter a medida dessa peça também. Se levar uma fotografia do ambiente, muitas vezes o vendedor poderá auxiliá-lo com as opções disponíveis.