Ele surgiu na década de 1920 e hoje presente no mundo todo. O Pilates vem conquistando cada vez mais adeptos, devido aos diversos benefícios que traz à saúde. A prática, desenvolvida pelo inventor alemão Joseph Pilates, tem como uma de suas vantagens o auxílio na perda de peso. “Durante a prática, o Pilates ajuda a reconstituir e manter a massa muscular magra, ajuda na postura, alongamento, respiração e concentração, tudo ao mesmo tempo”, explica a instrutora fisioterapeuta Gabriela Hespanholeto, proprietária do GH Studio Pilates, localizado em São Caetano do Sul.

Prática pode prevenir fraturas
Outro benefício oferecido pelo Pilates é o combate é o combate às dores, principalmente nas costas. Isso ocorre porque os exercícios promovem o realinhamento da coluna e o fortalecimento dos músculos abdominais, fazendo com que as costas deixem de ser sobrecarregadas durante a realização de esforços físicos. Além disso, o método pode ser um grande aliado na prevenção de faturas osteoporóticas, ou seja, causadas pela perda de massa óssea. Isso porque ele aumenta a força muscular e ajuda a modelar a estrutura óssea, além de melhorar a coordenação motora, auxiliando o  corpo a ter mais equilíbrio.

Mas as vantagens não param por aí: o Pilates ainda ajuda a combater o estresse, melhorar a respiração e a flexibilidade. Graça a todos esses benefícios, sua prática não tem contraindicações sendo até mesmo apoiada por médicas, e pode ser realizada em qualquer idade.