Já  não é novidade que no mercado de cosméticos e produtos de beleza é um dos que mais crescem no Brasil.  A novidade porém está nos consumidores destes produtos: antes dominado quase exclusivamente por mulheres, o mercado vem agora conquistando cada vez mais o público masculino.

Segundo informações divulgadas pela ABIHPEC, o mercado brasileiro de produtos masculinos dobrou de tamanho entre os anos de 2008 e 2013, sendo atualmente o segundo maior neste segmento, atrás apenas dos Estados Unidos. A projeção é que o Brasil se torne o principal mercado até o ano de 2019.

O fato é que, seja por iniciativa própria ou por influência das mulheres, os homens brasileiros estão cada vez mais preocupados com a aparência e isto tem chamado a atenção dos empresários do ramo. Mais empresas têm investido no desenvolvimento de cosméticos voltados ao público masculino.

Por terem mais particularidades em relação às mulheres, os homens necessitam de alguns cuidados especiais e de produtos que sejam desenvolvidos especificamente para seu tipo de pele e cabelo. A pele do homem, por exemplo, normalmente é mais oleosa que a da mulher, além de possuir maior quantidade de pelos. Devido a essas características, as formulações dos cosméticos masculinos precisam ser mais leves e de fácil absorção. É o caso, por exemplo dos produtos da marca O Lobo do Mar, que são produzidos artesanalmente.

Criada pelos sócios Marcelo Hiratsuka e Rafael Medeiros, a marca produz e comercializa produtos voltados aos cuidados com a barba, como óleos para hidratação, balms e ceras para bigode. Segundo Marcelo, todos são desenvolvidos a partir de ingredientes naturais, que não agridem a pele e os pelos masculinos. A marca não possui loja física, mas no site é possível conferir as descrições de cada produto e as opções de fragrâncias oferecidas (www.olobodomar.com).