Não é regra, mas em geral os noivos costumam cumprir pelo menos uma dessas tradições:

1- Vestido branco: De todos os costumes, este é o mais universal. Tudo começou no século 19. A Rainha Vitória da Grã-Bretanha foi a primeira personalidade a se casar com um vestido nesse tom, que acabou padronizando uma gama de cores, entre elas o champagne, o off white e o marfim. O branco simboliza pureza, castidade e a inocência da mulher.

2- Nomes das amigas na barra do vestido: Funciona como uma simpatia. Se você não deseja que suas amigas fiquem para titias, escreva o nome de cada uma delas na barra do vestido de noiva.

3- Chuva de arroz: Esses grãos, em algumas culturas, simbolizam prosperidade, saúde e felicidade. Jogar arroz sobre os noivos é desejar fertilidade e prosperidade ao novo casal. Mas alguns locais já proibiram esta prática por questões de segurança, para evitar que pessoas escorreguem.

4- Bem casado: Esse doce representa a união do casal. Como as duas partes dessa delícia ficam juntinhas, o doce faz essa representação. Mas, para os supersticiosos pode ser uma forma de garantir sorte no amor.

5- Para não faltar dinheiro: Uma nota de maior valor dentro do sapato do pé direito. Dizem que se o novo casal enfrentar dificuldades financeiras, nunca ficarão sem dinheiro algum. Prevenir nunca é demais!

6- Jogar o buquê: É um dos momentos mais esperados do casamento. O enfeite de flores simboliza a harmonia. Jogar o buquê significa compartilhar a felicidade com os amigos, em especial com as amigas solteiras, na expectativa de serem as próximas a se casar. Algumas culturas usavam, inicialmente, alho, ervas e grãos no arranjo, pois assim afastariam os maus espíritos e garantiriam um casamento harmonioso e próspero. Atualmente, algumas noivas preferem jogar outros objetos, como o Santo Antônio, cupidos e etc. Mas flores nunca saem de moda!

7- Objetos usados pela noiva:

  • Algo antigo – Faz referência direta às relações familiares da noiva e à sua vida antes do casamento. Geralmente a noiva usa uma joia de família, o vestido ou o véu que foi de sua mãe ou avó. A
  • Algo novo – A peça de roupa ou acessório novo representa a sorte, o sucesso e esperança de vida nova à sua frente. Pode ser uma joia, o sapato ou a roupa íntima.
  • Algo emprestado – Um item emprestado de uma amiga, amigo ou membro da família cujo casamento você admira e tem esperança que o seu seja parecido. Ele também lembra a noiva que ela pode contar com os amigos e familiares para aconselhar e caminhar com o casal.
  • Algo azul – O azul simboliza o amor, a pureza e fidelidade. Antes do final do século 19, era uma cor popular para vestidos de casamento. Através dos tempos, a tradição evoluiu , passando do uso da roupa azul ou algum outro detalhe. Além disso, acreditava-se também que a peça azul “cortaria a inveja” das moças solteiras.

8- Cortar a gravata: Essa brincadeira só poderia ter sido inventada por algum brasileiro… Ela tem a finalidade de arrecadar um dinheirinho extra para a lua de mel dos noivos. Além de ser um momento de descontração entre o noivo e os convidados, é a melhor forma de pedir ajuda dos convidados sem constrangimento. Hoje em dia, algumas noivas também passam o sapato junto com as amigas.